Desistir da compra de um imóvel durante as parcelas:
É possível sem sofrer grandes prejuízos?
Você adquiriu um imóvel financiado diretamente com a vendedora, seja na planta, sendo apenas um terreno ou construção, porém, não lhe falaram que as parcelas aumentariam tanto de valor e infelizmente perdeu a capacidade de continuar pagando.
Ao entrar em contato com a vendedora, lhe é dito que não pode devolver o imóvel. Ou, colocam inúmeras multas e afirmam que irão devolver no máximo 30% (trinta) por cento do valor que você pagou.
Assim, você se encontra sem saída, pois não consegue pagar as parcelas e também se torna inviável esquecer tudo aquilo que você já pagou para livrar-se da dívida.
As parcelas começam a atrasar e a empresa está prestes a entrar com uma ação judicial cobrando todas aquelas multas incidentes no contrato, tornando enfim impossível o pagamento.
O que fazer? Parar de pagar as parcelas? Devolver o imóvel e perder todo o valor pago?
Essa situação demanda urgência para que você não venha a sofrer um processo de cobrança, inflando o preço, além de recair sobre você uma execução do contrato com aquelas inúmeras medidas de busca de dinheiro em conta, penhora de veículo e demais bens.
Pensando nisso, você deve tomar uma atitude que a vendedora não lhe contou.
A possibilidade de devolver o imóvel e ainda ser restituído de boa parte do valor pago!
A devolução do imóvel (distrato) pode ser solicitada a qualquer momento, mesmo você estando inadimplente e que a empresa afirme que não é possível.
Mas falaram que irão me devolver apenas 30% do que paguei!
O valor à ser restituído irá variar pelo motivo da devolução, seja por falta de pagamento das parcelas ou descumprimento da própria vendedora em não entregar a obra dentro do prazo, ou outros fatores, que podem chegar à devolução de até 100% do valor pago.
Contudo, a devolução de 30% apenas é totalmente inadmissível!
Portanto, não fique inadimplente esperando a vendedora lhe cobrar, converse com um advogado especialista no distrato imobiliário para te auxiliar, afim de buscar a suspensão do pagamento das parcelas, não ser incluído no SPC e ainda ser restituído do valor que você tanto lutou para pagar.
Entre em contato para agendar sua conversa gratuita.
.
Quem Somos
Dr. Vitor Lima
Dr. Vitor Lima. Advogado com amplo conhecimento em Direito Civil e Empresarial, áreas de pós-graduação. Experiência como cartorário na lavratura de inventários e divórcios extrajudiciais.